Abertura do Campeonato Sul-Americano da Classe Star 2021

Atualizado: 13 de jan.




Foi realizada na manhã desta sexta-feira (12/11) a abertura do Campeonato Sul-Americano da Classe Star 2021, no Yacht Club de Ilhabela (YCI), reunindo autoridades e os velejadores da classe.


A ocasião reforçou o status de Capital da Vela da cidade, com opiniões favoráveis de grandes nomes da modalidade, como do bicampeão olímpico e campeão mundial, Robert Scheidt. "A gente sempre procura um motivo para voltar à Ilhabela, e o campeonato foi um bom motivo para mais uma vez velejar aqui na cidade que eu tanto gosto. É sempre um prazer velejar em Ilhabela", declarou Scheidt.


O prefeito de Ilhabela, Toninho Colucci, agradeceu a presença de todos os velejadores no campeonato e destacou o trabalho da Administração Municipal no incentivo à modalidade. "Temos muito orgulho em receber vocês em nossa cidade. Nossa gestão trabalha de forma intensa para manter, de fato, o status de Capital Nacional da Vela. Após a retomada dos eventos, esta já é a segunda grande competição da modalidade, com destaque nacional e internacional, realizada na cidade. Isso tudo é fruto de um trabalho sério que nos possibilitou fazer essa retomada segura dos eventos", afirmou Colucci.


As regatas do Campeonato Sul-Americano de Star 2021 prometem muita disputa no canal de Ilhabela, principalmente pelos nomes de peso da vela que participam da competição. Além de Robert Scheidt, nome com mais peso no evento e que terá como proeiro o experiente Ubiratan Matos, a raia terá a presença do campeão mundial de Star, Jorge Zarif, que nesta edição correrá ao lado de Arthur Lopes. A constelação de velejadores terá ainda a presença do campeão mundial Guilherme de Almeida que veleja ao lado de Juninho de Jesus, de Ilhabela.


"Apesar do pouco tempo na classe, a expectativa é boa, seguimos evoluindo e treinando. Esta é uma classe que exige muito tempo de água, muitas horas dedicadas ao barco. Como não faz nem um ano que estou na classe, tenho tentado encurtar o tempo com treinos. Treinei bastante nos últimos seis meses para dar o meu melhor nas competições. É um desafio grande, difícil, mas estou motivado. Vamos tentar incomodar essas feras aí!", destacou Juninho Jesus, de Ilhabela.


Além do prefeito Toninho Colucci estavam presentes na cerimônia de abertura o vice-prefeito João Pedro Colucci. os secretários municipais Harry Finger (Esportes), Luciane Leite (Turismo), Marquinhos Guti (Cultura), Eloísa Colucci (Fundo Social) e Arthur Lopes, diretor da classe Star no país.


"Os atletas estão muito motivados e ansiosos por essa tradicional competição da classe Star. Temos campeões olímpicos, pan-americanos, sul-americanos e mundiais competindo em Ilhabela, a capital da vela no País. A cada ano, mais velejadores buscam competir no Star, uma categoria de alto-nível técnico, com regatas equilibradas e importantes para o crescimento de cada competidor", destacou Arthur Lopes.

1 visualização