Jornal do Esporte

JORNAL DO ESPORTE - 15 ANOS

No último dia 16 de Outubro, o Jornal do Esporte completou quinze anos do lançamento de sua primeira edição. Em 16 de Outubro de 1998, circulava a primeira edição com a intenção pura e simplesmente de divulgar as ações da Escola de Atletismo de Peruíbe, que era comandada pelo professor de Educação Física Washington Luiz Jesus dos Reis, que na época encontrava dificuldades de encontrar espaço para divulgação de notícias de esporte nos jornais locais.

O mesmo fundador, até então com experiência de ser redator de programas esportivos na profissão de radialista na década de 90, resolveu unir essa experiência à dificuldade que encontrava e buscando apoio no comércio local, lançou-se então ao desafio de publicar um jornal esportivo.

Desde então já são 101 edições colocadas na rua, e o Jornal do Esporte que iniciou com uma já ousada circulação nas cidades de Peruíbe, Itanhaém e Mongaguá, no ano de 2003 passou a circular em toda a Região Metropolitana da Baixada Santista.

Hoje, além das nove cidades que compõe a Região Metropolitana, atinge a cidade de São Paulo, circulando nos 94 gabinetes dos deputados estaduais que compõe a Assembléia Legislativa do Estado, circulando na Secretaria de Estado de Esporte, Lazer e Turismo, no Complexo Esportivo do Ibirapuera, no Complexo Esportivo Baby Barione na Água Branca em mais de 40 federações esportivas e nas grandes lojas de artigos esportivos da Rua 25 de Março.

Na Baixada Santista circula em todas as prefeituras, Câmaras e complexos esportivos municipais. As principais lojas de artigos esportivos também recebe o Jornal do Esporte que iniciou sua circulação com 2 mil exemplares e hoje circula com 10 mil exemplares em cada edição.

Sediado na Rua General Ataliba Leonel, no Centro da cidade de Peruíbe, o Jornal do Esporte mantém também um site que para comemorar a data de 15 anos de circulação, está reformulado e com muita interatividade com seu público, site esse criado no ano 2000.

Importante para divulgar principalmente o esporte amador, o Jornal do Esporte é o único veículo de comunicação especializado em esporte em toda a Baixada Santista e um dos poucos no Estado de São Paulo. Suas primeiras edições eram no formato tablóide, 8 páginas sendo duas coloridas, hoje circula com 20 páginas totalmente coloridas.

O Jornal do Esporte já publicou matérias, desde atletas e equipes campeãs até um menino simples de um bairro periférico que tenha dado seu primeiro chute em uma bola de futebol. Nunca fez distinção de modalidades e traz em suas páginas as notícias de práticas e de administração das mais diversas manifestações esportivas existentes.

Elogiado pelo belo visual gráfico e diagramação leve, o Jornal do Esporte é considerado ainda hoje pelo seu editor um trabalho quase artesanal, pois tem desde a primeira linha diagramada até a revisão final, uma equipe reduzida de pessoas que diagrama e faz circular.

Cerca de 60% de suas matérias são exclusivas, sendo as demais recebidas através de assessorias de imprensa das mais diversas localidades.

Aberto ao mercado de parcerias, o futuro do Jornal do Esporte não tem fronteiras

 

Washington Luiz Jesus dos Reis

Editor